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Web Marketing

 

O Web Marketing é uma das melhores ferramentas de Marketing, de que as empresas dispõem hoje em dia, para potenciar novos clientes.

Com uma competição feroz, não basta ter um site optimizado para os motores de busca - ver serviços SEO.

Um site que atrai tráfego qualificado, de uma forma orgânica é um excelente princípio mas pode não ser suficiente, se estivermos num mercado muito competitivo.

É preciso desenvolver campanhas de Marketing na Web, capazes  de atrair tráfego qualificado.

Hoje é possível, com poucos meios, mas utilizando as tecnologias  e ecossistemas existentes, criar campanhas de Web Marketing, de grande sucesso.

Web Marketing, Utilizadores e Métricas

O utilizador da web tem sempre uma reacção, que pode ser medida  e reajustada ao longo do tempo, enquanto  um anúncio de televisão, até pode passar numa sala vazia.

As empresas já compreenderam a inevitabilidade de olhar para web como um campo de batalha privilegiado no share de audiências.

Existem tentativas desastrosas, na nossa opinião, de transportar para a Web a lógica do marketing tradicional, por exemplo, através de pop-ups que abrem quando se entra em determinada página, mas mesmo nessas situações o utilizador tem voz activa, podendo desactivar os pop-ups enquanto navega pelo site, rejeitando assim todas formas de  publicidade intrusivas.

Na web quem comanda é o utilizador!

  • O utilizador decide se e quando quer receber determinada publicidade!
  • O utilizador, procura informação adicional para esclarecer as suas dúvidas sobre o produto ou a empresa!
  • O utilizador rejeita  as tentativas de intrusão publicitária que subvertem esta lógica e tendem a criar rejeição.

Perante este cenário, o que fazer?

Uma vez que a postura dos utilizadores de Internet é muito mais proactiva, qualquer campanha de Marketing na Web obriga a :

  • definir os objectivos e o público alvo da empresa, de forma muito mais rigorosa.
  • definir  a filosofia e posicionamento da empresa no mercado de forma responsável, sob pena de ser rejeitada pelos alvos.
  • estudar  as sugestões, solicitações  e reacções  dos utilizadores.
  • ser cooperante com o público alvo e dar  feedback, nomeadamente através de um site interactivo e da participação em fóruns de discussão.

Antes de proceder ao Web Marketing

Para que uma campanha de Marketing Online tenha sucesso, é fundamental:

  • Site optimizado via SEO - Search Engine Optimization.
  • Site estruturado e organizado, de forma a que o tráfego gerado por via do web marketing, tenha  uma  taxa de conversão, que sustente um ROI - Retorno do Investimento - positivo. Caso contrário estamos literalmente a desperdiçar dinheiro.
     
  • Definir e  adequar as páginas de aterragem do site, para onde se pretende direccionar o tráfego gerado pela campanha
  • Criar objectivos de conversão claros e quantificados, antes de avançar para o marketing online.
  • Sistema analítico sofisticado para medir o tráfego do site e ter uma compreensão grande da análise gerada pelo mesmo.

Ilusão de sucesso

Se as premissas anteriores não forem satisfeitas, acontece muitas vezes que  o cliente, vê o seu site a aumentar o tráfego, mas por diversas razões, essas visitas não são convertidas em vendas.

O Web Marketing, não deve ser feito de uma forma precipitada e exige preparação.

Marketing num contexto web

Se for bem direccionado, o marketing na Web é muito mais eficaz e económico que uma campanha publicitária tradicional, porque se podem monitorizar as respostas dos utilizadores à campanha e ajustar de forma mais rigorosa os objectivos da empresa com o feedback recebido.

Em contrapartida é um processo muito mais moroso e  na sua forma ideal deveria ser de utilização contínua.

As empresas devem perguntar não apenas, “Como chegaremos aos nossos clientes?”, mas também “Como os nossos clientes chegarão até nós?” (Kotler, 2000, p. 570).

Gestão de Conteúdo é Web Marketing

Microblog- A criação de conteúdos é normalmente vista como uma tarefa distinta do web marketing.

Mas se pensarmos que, para atrair tráfego qualificado, via motores de busca, é necessário criar conteúdos, tendo em linha de conta os produtos e serviços da empresa, rapidamente percebemos que a gestão de conteúdos é uma forma de  web marketing.

A criação de conteúdos verdadeiramente úteis, será vista pelo utilizadores de forma positiva, e capaz de transmitir uma imagem de credibilidade.  Os bons conteúdos levam à acção!!!

Nós somos aquilo que publicamos.

Web Marketing e Criação de Sites

Um estratégia de web marketing verdadeiramente eficaz, obriga à construção de sites que do ponto de vista técnico sejam versáteis e bem estruturados, com grande ênfase na usabilidade. 

Porque o conteúdo é a peça essencial na promoção e na transmissão de valores da empresa, desenvolvemos um gestor de conteúdos SiteBuilder CMS,  que dá total liberdade de actualização de conteúdos ao gestor de marketing.  Por outro lado, o SiteBuilder  possuí um conjunto de especificações alinhadas com as boas práticas de optimização de sites (SEO), face ao Google e aos restantes motores de busca.

Os Nossos Serviços

Oferecemos um conjunto variado de serviços, capazes de se adaptarem ao perfil e objectivos de cada empresa.