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RSS Feeds - Web Syndication

Serviço de Web Marketing, que consiste em criar  uma plataforma RSS Feeds, de modo a difundir informação do site, para captar tráfego qualificado, através de uma simples subscrição.

O uso da tecnologia RSS permite de uma forma simples e efectiva, criar um canal de comunicação muito eficaz, com o seu público alvo. Consideramos esta tecnologia ,uma solução privilegiada para manter o contacto permanente com potenciais clientes.

A tecnologia RSS, pode em muitas circunstâncias, dependendo do contexto, substituir e complementar as Newsletters.

Arquitectura Proposta

A arquitectura proposta,  permite criar e editar RSS Feed's  de forma muito fácil.

O Objectivo é permitir à equipa de Web Marketing, ser autónoma na gestão dos conteúdos.

É composta por 3 componentes:

  • Google Docs: utilizado como editor do RSS.
  • Yahoo Pipes: permite transformar a informação do Google Docs, num formato compatível com o RSS Feed. Para além disso, é possível filtrar, agregar e efectuar outras operações de manipulação do RSS. Tal como foi dito anteriormente a informação de um RSS,  consiste num ficheiro de texto XML
  • FeedBurner: a melhor plataforma para publicar, medir e inclusive, se for pertinente, servir de veículo para a introdução de publicidade de terceiros.


Algumas Vantagens para quem consome a informação

Uma grande vantagem da Tecnologia RSS, é a salvaguarda da proactividade e da privacidade do utilizador.

  • Fazê-lo sem ter que revelar qualquer tipo de informação pessoal - por exemplo o endereço de email.
  • Só consome essa informação quando está disponível para o fazer, tanto do ponto de vista de gestão tempo, como do ponto de vista emocional.
  • O utilizador, antes de subscrever um RSS Feed, pode sempre validar o seu interesse.

Enquanto as Newsletter podem ser intrusivas e criar problemas de gestão do email, o RSS respeita o ritmo do utilizador e gera nele a ideia de ter conduzido todo o processo, de forma proactiva,  logo a taxa de rejeição é praticamente nula.
E claro, ao contrário da subscrição das Newsletters, neste caso não temos ter presente o SPAM.

RSS Feed - conteúdo

Há um factor que contribui decididamente para o seu sucesso:  

  • Conteúdo útil
  • Criação permanente de conteúdo


Se estas duas condições não se verificarem,  então o ideal pode passar por utilizar as newsletters.

RSS Feeds -  facilidade de divulgação

Inerente  à tecnologia RSS, porque esta permite agregar e publicitar em muitos agregadores e feedders.

Ao contrário das newsletters, existem muitos sites que permitem a publicação e divulgação do RSS Feeds. Estamos a criar mais um canal de divulgação da empresa, aproveitando a informação, que de qualquer modo já existe.

Tecnologia RSS Feed

A simplicidade, flexibilidade  e o seu uso cada vez mais alargado da tecnologia RSS, resulta em parte, porque um feed não passa de um ficheiro XML, expoto publicamente, tal como uma página de um site.

Ao subscrever um Feed, estamos a dizer  ao  nosso leitor de fedds, para ir ler um determinado endereço URL - ex www.meudominio.com/novidades.xml. Por isso, a subscrção não acarreta  a divulgação de dados pessoais...

Como o RSS não passa de um ficheiro XML é possível utilizando várias plataforma e tecnologias disponíveis e de uma forma fácil:

  • agregar
  • filtrar
  • divulgar
  • converter

RSS versus Newlestters

 

RSS Feed Newsletter
Não obriga a fornecer dados pessoais No mínimo é necessário fornecer o email.
Problema com SPAM.
Só acedemos aos feeds quando pretendemos. Nada intrusivo Intrusivo, é difícil de gerir caixas de correio saturadas de spam. 
Tecnologia muito simples.
É relativamente simples editar um ficheiro XML
No caso de newsletter em HTML, é mais complexo de construir, por causa dos vários sistemas de email, que se comportam de forma diferente, ao interpretarem o html.
 - Os filtros de SPAM dificultam a sua divulgação.
Não é possível chegar a utilizadores que não subscreveram por iniciativa própria. Tem a vantagem de poder ser divulgada para um público que não subscreveu a newsletter. Claro que é necessário ultrapassar os filtros de SPAM e a resistência, que actualmente os utilizadores oferecem a publicidade não solicitada.
   

 

RSS como ferramenta de excelência para ferramenta de gestão de conhecimento / informação

O RSS pode ser uma ferramenta de eleição para a gestão do conhecimento. Subscrever todos os feeds (canais) que interessam à nossa actividade profissional.

Para as empresas de alguma dimensão, com uma produção de informação constante ( produtos, serviços, novidade, notícias), é uma tecnologia, para publicitar informação entre os seus colaboradores.

RSS no mercado B2B

No mercado B2B, permite a um fornecedor que compra a vários fornecedores de produtos ou serviços, ter uma plataforma  sempre actualizada dos produtos e serviços que  estão à disposição.

RSS que futuro

Tal como foi dito, na comunidade tecnológica, é uma tecnologia massificada e de utilização intensiva.

Nas PME, o panorama é diferente,  por causa do volume de informação que obriga a produzir e até por razões de maturidade dos utilizadores.

No entanto, acreditamos que é uma tecnologia cujo uso neste campo vai aumentar.

Quantidade e Ruído de Informação

Com o crescimento de informação e o consequente aumento de ruído, esta é uma ferramenta que permite a quem consome, ter as seguintes valência:

  • Editar
  • Filtrar
  • Manipular