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As novas regras do Web Marketing

Em definitivo a a publicidade deixou de ser um monólogo  das marcas.

A internet veio revolucionar a forma como as empresas comunicam, e mais importante, como os utilizadores esperam que as empresas comuniquem!

Por estranho que pareça, mesmo as grandes empresas, ainda seguem uma lógica de comunicação demasiado institucional, que é totalmente desadequada no mundo em que vivemos hoje.

O público, não se revê nessa forma de comunicar distante e artificial, porque quer dialogar e interagir com a empresa através do seu site, de forma proactiva. Isto está patente na sua própria definição de "utilizadores" em contraponto a "consumidores".

 

 

Mas porque um vídeo vale mais do que 1000 explicações, vale a pena ver este vídeo, para perceber as mudanças do Marketing aos longo dos tempos modernos.

Definição de Marketing

Definição de Marketing segundo a AMA - American Marketing Association

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

 Vejamos então esta definição no contexto da internet.

As novas regras do marketing na era da Internet

  • O marketing é mais do que simples publicidade.
  • As pessoas querem autencidade e não abordagens fabricadas.
  • Somos o que publicamos.
  • As pessoas querem  participar e não propaganda.
  • O Marketing consiste em disponibilizar conteúdos, no preciso momento em que o público necessita deles, e não em originar uma interrupção de sentido único.
  • Os agentes de marketing têm de mudar a sua forma de pensar, passando do marketing convencional dirigido às massas, para uma estratégia que se destine a chegar a um grande número de públicos servidos de forma insuficiente através da Internet.
  • Os aspecto mais importante, ao nível das relações públicas, não consiste em fazer com que o seu supervisor veja a sua empresa na televisão. O aspecto mais importante é fazer com que os seus compradores vejam a sua empresa na internet.
  • O objectivo do marketing não é fazer com que a sua agência ganhe prémios, mas sim fazer com que a sua organização conquiste clientes.
  • A internet fez com que as relações públicas passassem a estar de novo no topo da agenda, depois de anos de enfoque quase exclusivo nos meios de comunicação tradicionais.
  • As empresas devem direcionar os utilizadores para o processo de compra, através de bons conteúdos online e chamadas à acção.
  • Os blogues, os vídeos, os podcasts, os livros electrónicos, as notas informativas e outras formas de conteúdos online permitem que as organizações comuniquem directamente com os compradores através de formas do seu agrado.
  • Na internet, a divisão entre marketing e relações públicas esbateu-se.

Créditos: http://www.webinknow.com/

Conclusão

Faz sentido ver  o marketing como a construção de conteúdo útil e a sua distribuição de forma adequada.

Marketing =  Conteúdo + Interactividade


Talvez, agora devêssemos olhar com outros olhos para a expressão O conteúdo é Rei, de autoria da Google.