360 graus internet
Contactos    Testemunhos Clientes    Portfólio Sites    Microblog

Google Web Site Optimizer - Análise A/B

Este serviço tem como objectivo testar de uma forma sistemática e mensurável alterações às páginas do site,  de modo a optimizar as taxas de conversão. Isto é, aumentar a capacidade de converter utilizadores anónimos em potenciais clientes.

Estamos a falar de uma ferramenta de web marketing,  que permite testar e medir  o comportamento dos utilizadores, e alterar a página (conteúdo e dsisposiç~so) de acordo com os valores medidos.

Que outras ferramenta de marketing clássicas permitem esta abordagem tão poderosa ?

Ferramentas utilizadas:

  • Google Web Site Optimizer
  • Teste A/B e Multivariações
  • Google Analytics

Com o Google Website Optimizer, é possível medir em tempo real o impacto das alterações:

  • Altera o conteúdo - textos
  • Alterar o layout da página (posição de botões, imagens e texto)
  • Alterar o visual da página

Campanhas AdWords e Optimização de sites

Um dos factores que condiciona o sucesso de uma campanha de Google Adwords, é a página de aterragem. Isto é, e a capacidade de gerar contactos -  normalmente em sites institucionais, corresponde ao preenchimento de formulários.

Com a capacidade de introduzir alterações à página e medir o resultado em tempo real, é possível aumentar da taxa de Conversão ( rácio entre visitantes que preencheram o formulário sobre o total de visitantes).

Algumas empresas chegam ao ponto de utilizarem campanhas Adwords, para gerarem o tráfego qualificado suficiente, para poderem optimizar as páginas.

Vantagens Teste A/B e Multinível

  • Possibilidade de medir  em tempo real o comportamento dos potenciais clientes  do seu site
  • Barato

Limitações do Google Website Optimizer e da Análise A/B

  • Só é possível proceder a uma optimização das páginas, se o site tiver massa critica em termos de massa crítica
  • Normanee em testes A/B as alterações

Ferramentas Analíticas

Qualquer teste A/B precisa de uma ferramenta analítica robusta e fiável.

Na 360 Graus usamos o Google Analytics, porque para além de ser um pacote profissional é gratuito.

No entanto para os teste A/B é conveniente a utilização de ferramentas analíticas mais visuais. Que permitam visualizar em gráficos de calor,  todo o comportamento dos utilizadores. Ver lista de ferramentas analíticas na secção web academia

Preços e Condições deste serviço

Para proceder a uma optimização de uma página, ela tem que obedecer a duas condições

No caso de a página atrair pouco tráfego, é possível de uma forma artificial, criar uma campanha de publicidade da Google Adwords, como referimos anteriormente.


Preço: por orçamento.

Outros Testes de usabilidade

Para medir a eficiência de uma página é possível utilizar a ferramenta: Teste de 5 Segundos - secção de Web Design.

Como é um teste de implementação muito simples, rápido e barato, acaba por ser utilizado  numa primeira aproximação à optimização de uma página.

Teste fantástico para se fazer durante a fase de criação do design do site..