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Teste dos 5 Segundos, ferramenta de usabilidade que mede a efectividade das páginas

404 Página não encontradaO Teste dos 5 Segundos é uma ferramenta de usabilidade muito simples e barata  que mede a eficácia de uma página.

Este teste aparece, porque os utilizadores que entram numa determinada página, durante os primeiros segundos fazem um conjunto de avaliações,  fundamentais para decidir se continuam ou não no site.

Site, ferramenta para captar novos clientes

Todo o tráfego gerado a partir dos motores de busca, é uma fonte potencial de novos clientes e negócios para as empresas.

É fundamental que as páginas de aterragem (páginas de entrada) dos potenciais clientes consigam comunicar de uma forma efectiva. Só assim, é possível transformar utilizadores anónimos em contactos qualificados.

Temos que ser capazes de responder às seguintes questões, quando concebemos uma página web:

  • Como desenhar páginas, cujo conteúdo seja compreendido pelos utilizadores ?
  • Como é que asseguramos que a página comunica de uma forma efectiva ?

Como Funciona o Teste dos 5 Segundos ?

Como  o próprio nome o indica, este teste de usabilidade consiste em mostrar a um conjunto de utilizadores uma página web (no ecrã ou impressa em papel) durante 5 segundos e depois aferir junto dos mesmos um conjunto de opiniões:

  • Que ideias e conceitos é que reteve?
  • Qual a página que preferiu (no caso do teste incluir variações da mesma página)
  • Quais os elementos da página que gostou mais e quais os que gostou menos.

 

Teste de Usabilidade: Teste dos 5 Segundos

Antes de proceder à implementação do Teste dos 5 Segundos, é necessário definir com clareza os objectivos da página, que confrontados com  os dados obtidos, permitem obter pistas para melhorar, ou escolher a página mais eficaz.

O resultado de um julgamento em 5 segundos, dá aos web designers e gestores de conteúdos uma informação valiosa, para optimizarem a página.

Escolha dos utilizadores de teste

É fundamental escolher utilizadores que correspondam ao público alvo do site, caso contrário podemos obter resultados tendenciosos, que só são detectados quando a página e ou web site estiver no ar.

Um dos problemas do Teste dos 5 Segundos, reside em encontrar utilizadores que correspondam ao público alvo do site.

Na prática, é sempre melhor fazer o teste de usabilidade, mesmo que não tenhamos acesso a utilizadores teste "perfeitos", do que não fazer nenhum teste de usabilidade. Só que neste caso é preciso ter mais cuidado ao analisar os dados obtidos.

Em que fase do projecto se aplica  Teste dos 5 Segundos ?

Em qualquer fase  é possível aplicar o teste de usabilidade.

Pensamos no entanto, que durante a fase inicial da criação do web design do web site, este teste acaba por ser essencial.

Não faz sentido colocar um site no ar, e descobrir que afinal, os pressupostos iniciais estavam todos errados. Nesta fase, a prática assim o diz (por constrangimentos orçamentais e mesmo temporais) não há muito margem de manobra para alterações estruturais ao site.

Primeira Página do Site - atenção especial

Apesar de a maior parte do tráfego de um site ter como origem os motores de busca,  e por consequência, as páginas de aterragem do site serem páginas de conteúdo,  o que exclui logo à partida a homepage, esta página assume no entanto um papel fundamental num site.

Isto porque,  o utilizador antes de contactar a empresa, vai obrigatoriamente à primeira página, para tentar inferir a qualidade da empresa que está por trás do site.

Se existirem constrangimentos orçamentos, o nosso conselho é que pelo menos se faça o Teste dos 5 Segundos na homepage

Resolução de conflitos durante a criação de sites

É normal durante o processo de criação de páginas web,  aparecerem opiniões diferentes sobre a eficácia das páginas. Estamos a falar de conflitos normais que aparecem do lado do cliente bem como na equipa de desenvolvimento do web site.

O Teste dos 5 Segundos é uma ferramenta de usabilidade excelente para ajudar a encontrar a melhor solução, e sair muitas vezes de impasses que não ajudam em muito a concretização do projecto.

Quais os sinais de alarme e como medir a capacidade de comunicação de uma página?

Primeiro, o site tem que ter um sistema analítico - estatísticas do site - para medir  a taxa de rejeição das páginas.

A Taxa de Rejeição é a percentagem de pessoas que só vê uma página do site, isto é, que não navega noutras páginas. Quanto mais baixa for a taxa de rejeição, melhor, quer dizer que o conteúdo/design comunicam de uma forma efectiva.

A Taxa de Rejeição indica-nos, de uma forma clara, quais as páginas que são rejeitadas pelos utilizadores. Claro que deveremos incidir a nossa análise nas páginas que pela sua optimização, face aos motores de busca, trazem mais tráfego.

Outros testes de usabilidade

Na secção de Web Marketing temos o serviço de Análise A/B , que tem como o propósito de medir a efectividade de uma página , ao mostrar de forma controlada ao utilizador variações de uma página, para detectar a mais eficiente, em termos de taxa de conversão.

No entanto, a Análise A/B só produz valores estatisticamente fiáveis, se a página atrais um volume considerável de tráfego.

Por outro lado, a Análise A/B, só mede a eficácia das páginas quando já estão online, ao contrário do Teste dos 5 Segundos, que pode ser feito numa fase anterior, com vantagens evidentes para o sucesso do projecto.

Existe também um serviço online de usabilidade muito interessante,  Feng-Gui,  que simula o comportamento do percurso do olho humano, nos primeiros 5 segundos que um utilizador está exposto a uma página, através da utilização de inteligência artificial.

O resultado deste teste pode ser um excelente complemento ao Teste dos 5 Segundos