360 graus internet
Contactos    Testemunhos Clientes    Portfólio Sites    Microblog

Criação de Animações em Flash - Banners publicitário

Criamos e desenvolvemos animações em flash, para serem aplicadas em banners publicitários, no próprio site ou em campanhas de web marketing em sites externos.

Na 360 Graus, acreditamos que o uso correcto do flash em banners, proporciona uma dinâmica visual, que refresca a imagem e confere modernidade e credibilidade a qualquer website. 

As animações em flash, se não forem intrusivas, são uma excelente opção para dar vida e estimular a acção a um site. 

Sites em Flash ?  NÃO obrigado

Flash ? Não, Obrigado !A 360 Graus não constrói sites flash, porque os motores de busca actuais não estão 100% preparados para reconhecer os conteúdos em flash e além disso as actualizações de um site em flash são dispendiosas para o cliente.

O site deve ser um activo fundamental para as empresas,  não pode ter uma abordagem tipo televisão. Um site não é um objecto bonito para ser mostrado aos clientes e amigos.

Por isso, em consciência,  não podemos aconselhar a construção de sites baseados em flash.

Problemas dos sites construidos exclusivamente em flash

  • Dificultam a a implementação de  um sistema de estatísticas, fundamental para medir a performance do site e melhorá-la.
  • A Usabilidade dos sites em flash é muito reduzida. 
  • Os utilizadores querem conteúdo (texto) e interactividade, e não a passividade tipo televisão.
  • Actualização de conteúdos muito complicada e com imensos constrangimentos. O conteúdo é o mais imporante para os utilizadores, e as empresas devem ser capazes em tempo útil e com facilidade actualizar o site. Ver SiteBuilder CMS
  • A arquitectura do site, muito importante para o Google em termos de ranking das página, é pouco eficiente.

O nosso conselho é evitar, excepto em casos muito específicos (exemplo: marcas reconhecidas e com orçamentos de marketing muito elevado), sites em flash!

Para os mais cépticos, ver a apresentação seguinte, Web Site um activo importante para a sua empresa:

 
 

Google e Flash

 A partir de Junho de 2008 a Google passou a indexar o conteúdos dos ficheiros em Flash.

Para mais informações ver os seguintes artigos:

Isto significa, que os sites em Flash deixaram de ser cegos aos olhos da Google.

Um excelente notícia, para os sites que têm conteúdo em flash.

Mas então, porque se constroem sites em flash para empresas?

Na maior parte dos casos, o cliente gosta de sites construídos em flash porque além do mais associa esse facto a uma postura moderna.

O que não tem noção, é do impacto negativo, que um site em flash acarreta para a empresa.

Isto é, o retorno do investimento é muito baixo, porque os sites em flash, não são capazes de converter utilizadores anónimos em potenciais clientes.

Do ponto de vista dos designers, a criação de sites em flash, é uma opção vantajosa, porque não têm que lidar com a programação  css/html (actividade complexa) e permite por outro lado, ter uma liberdade de expressão visual, que não é possível em css/html.

Todos os estudos de usabilidade, mostram que os utilizadores "rejeitam" os sites em flash. No entanto se perguntarem aos mesmos se gostam de sites em flash, quase todos eles dizem que sim.

Por isso, uma das regras da usabildiade, não é perguntar aos utilizadores se gostam ou não de um site, mas sim,  analisar o comportamento dos utilizadores face a um determinado site.

Discussão Flash ou HTML

Na 360 Graus, sempre que aparece um cliente ou parceiro que gosta de sites em Flash, de imediato dá origem a uma discussão interminável. 

No entanto, alertamos para o seguinte facto significativo: o site oficial da Adobe, a empresa que criou a tecnologia Flash e que é a empresa mais interessada na adopção da tecnologia flash, todo ele é construido em  Html/css e com uma preocupação extrema pela usabilidade. A utilização do flash resume-se aos banners/vídeos.

Ilusão de Sucesso de um site!

Um maneira completamente errada de aferir o sucesso de um site, é mostrá-lo aos amigos e funcionários da empresa.

Tal como já referimos, normalmente as pessoas valorizam o aspecto gráfico do flash, o que cria uma  ilusão de sucesso.

Mas o  que acontece na realidade web, é que o site está online mas não tem visitas, porque não é uma ferramenta capaz de atrair potenciais clientes... e ninguém percebe a razão, porque afinal o site é muito bonito e moderno, mas não foi concebido de acordo com os público alvo da empresa.

Ao contrário de muitas ferramentas de marketing, e dito de uma forma muito simples e directa, o que interessa é ao fim do dia o número de pedidos ( formulários enviados).  

Por tudo isso, tanto do ponto de vista visual como em termos de conteúdo, os sites devem estimular a acção do utilizador, isto é, estimular o preenchimento de formulários. Aqui os banners em flash podem ter um papel importante.

No caso dos sites, é muito fácil de medir o sucesso ou insucesso do mesmo.