360 graus internet
Contactos    Testemunhos Clientes    Portfólio Sites    Microblog

Sitebuilder CMS - Plataforma de Gestão de Conteúdos para Sites

Plataforma de gestão de conteúdos (CMS - Content Management System) desenvolvida de raíz, pela equipa de desenvolvimento da 360 Graus, vocacionada para a criação de web Sites.

Objectivos dos SiteBuilder CMS:

  • Rapidez na construção de web Sites
  • Facilidade de actualizar os conteúdos de sites, por utilizadors não técnicos.
  • Plataforma flexível
  • Separação entre a formatação e o conteúdo do site.
  • Fácil de costumizar para ir de encontro com as necessidades dos clientes.
  • Possibilidade de adicionar novos módulos e funcionalidades
  • Alinhada com as boas práticas de optimização de sites

Porquê desenvolver um CMS de raíz ?

Actualmente o mercado oferece uma grande variedade de soluções CMS, algumas delas bastantes sofisticadas e  Open Source.

O SiteBuilder CMS  surgiu na sequência de um projecto de grande envergadura, liderado pela 360 Graus  na área de Balanced Score Card.

Durante a fase de desenvolvimento desse projecto, a equipa de desenvolvimento da 360 Graus, achou que tinha em mãos uma excelente plataforma CMS, passível de  se aplicar  em sites com necessidade de uma plataforma de gestão de conteúdos. 

Nasceu assim,  a  ferramenta de gestão de conteúdos da 360 Graus - SiteBuilder CMS.

Vantagens de possuir  uma plataforma totalmente desenvolvida por nós?

Sendo  desenvolvida de raíz  internamente, há um domínio completo, do ponto de vista tecnológico, o nos permite de  forma rápida e  eficaz  a adequação da plataforma às necessidades específicas dos clientes.

O SiteBuilder é a prova real  de que  temos  ideias próprias e capacidade  tecnológica  para implementar soluções à medida  e com elevados padrões de qualidade.

Ecrãs do SiteBuilder - CMS

Enquanto o vídeo sobre o funcionamento do SiteBuilder-CMS não está pronto, aqui ficam alguns ecrãs do SiteBuilder.

SiteBuilder CMS - écran

 

SiteBuilder CMS- écran

SiteBuilder CMS - BackOffice

O SiteBuilder CMS,  tem um backoffice que permite de  forma muito simples a criação e edição de páginas - gestão de conteúdos.

Com uma interface  muito amigável, o focus está na edição do conteúdo, tarefa que passa a ser executada  por pessoas que realmente gerem a informação,  em substituição dos técnicos informáticos.

Desta forma, uma  das principais limitações ao  desenvolvimento correcto de um site, que consiste na dificuldade de fazer a actualização e gestão dos seus conteúdos em tempo real, desaparece.

Por outro lado a curva de aprendizagem do funcionamento do SiteBuilder CMS é muito rápida,  conferindo ao   cliente  autonomia  na gestão do site, se assim  assim o desejar.

Para uma gestão em equipa dos conteúdos, o SiteBuilder CMS, permite atribuir a cada página um estado de edição.

SiteBuilder CMS versus  SEO ( Search Engine Optimization)

Todo o processo de desenvolvimento do SiteBuilder CMS, incorporou, desde o início as boas práticas actualmente aceites para a obtenção de um site organicamente  "amigo" dos motores de busca  - Search Engine Optimization (SEO)

Aliás, tal não poderia deixar de acontecer, nossa equipa de desenvolvimento é muito sensível à disciplina SEO -  ver  Web Academia

Destacamos algumas funcionalidades importantes incorporadas no nosso CMS

  • URL amigável
  • Edição do título da página
  • Controlo total do meta keywords e meta description. Apesar de já tão terem infuência no ranking das páginas, o Meta Description é muitas vezes utilizado pelo Google para descrever as páginas, nas listagens de pesquisa.
  • Criação do Sitemap (XML) de forma automática e de acordo com os parâmetros de cada página (frequência de alteração e prioridade) pronto a ser submetido ao Google Webmaster Central - ferramenta de optimização.  
  • Criação do Mapa do Site (HTML) - mapa de ajuda de navegação do site.
  • Não permite que uma determinada página possa ser acedida por mais do que um endereço URL. Desta forma evita-se o problema da duplicação de conteúdo.
  • Possibilidade de redireccionar páginas que mudaram de URL. Não é muito aconselhável ter uma página indexada pelo Google, mas que ao clicar vá ter à página 404.

SiteBuilder CMS versus Design

Qualquer CMS para ser universal  e praticável como ferramenta, tem que ser capaz de incorporar qualquer tipo de layout/design de uma forma fácil e simples.

Pela nossa parte, podemos garantir que esse objectivo foi atingido a 100%, através de uma separação efectiva entre conteúdo e layout/design.

Uma boa plataforma de gestão de conteúdos, tem que ser capaz de dar total liberdade ao web designer

SiteBuilder CMS que futuro ?

Constituindo o SiteBuilder CMS a plataforma "core" de toda a nossa actuação ao nível da criação de sites e plataformas web, estamos empenhados em  a melhorar de forma contínua e consistente.

SiteBuilder CMS, quanto custa ?

Por razões estratégicas e operacionais, o SiteBuilder CMS não é vendido como um produto à parte.

Sempre que dimensão  e complexidade de um web site o exige,  é incorporado o siteBuilder CMS, o cliente na realidade não paga qualquer valor pela mesma.

O que o cliente paga é o setup e a customização da plataforma para ir de encontro às especificidade do cliente.Tal como acontecede resto numa qualquer plataforma Open Source de gestão de conteúdos.

Isto é, o cliente não paga mais, pelo facto de o SiteBuilder CMS não ser desenvolvido segundo o modelo Open Source.

Consideramos o SiteBuilder CMS, como uma mais-valia para os nossos clientes.

SiteBuilder  CMS - Tecnologia Arquitectura

O SiteBuilder CMS é desenvolvida em Microsoft .NET Framework suportada por uma base de dados Microsoft SQL Server.

Do ponto de vista de opção tecnológica, acreditamos que escolhemos a plataforma mais sofisticada  para o fazer.

Sitebuilder - CMS

 


Para mais informação sobre o SiteBuilder, não hesite, contacte-nos.