360 graus internet
Contactos    Testemunhos Clientes    Portfólio Sites    Microblog

Criação de Blogs na Internet para Empresas

Criação de Blogs, dirigidos essencialmente às empresas, para aumentar a visiblidade e a capacidade de comunicar com os clientes e potenciais clientes.

A criação de conteúdos tendo por base o público alvo da empresa, é uma aposta, se bem concebida, com um grande impacto na angariação de novos clientes.

O aparecimentos do conceito de  Blog, gerou uma verdadeiramente revolução na Internet, ao permitir a publicação de conteúdos, pelas pessoas que detêm essa mesma informação. Sem intermediários desnecessários.


Algumas empresas, optam por utilizador uma plataforma de blog como site oficial, porque um blog, não é mais do que uma plataforma de gestão de conteúdos com uma lógica tipo diário.

Algumas das características principais de um Blog

  • Simplicidade de actualização dos conteúdos
  • Uma grande oferta de templates, gratuitos e comerciais.
  • Baixo custo

Objectivos possíveis de um Blog

A criação de um Blog por parte de uma empresa, pode  ter vários objectivos. No entanto, é necessários que faça parte de uma estratégia global para a Internet, nomeadamente alinhado com o site ou sites da empresa.

A definição de uma estratégia global  é fundamental, para um alinhamento correcto de todas as ferramentas web  da empresas (sites, blogs, fóruns, Wiki's)

Alguns possíveis objectivos:

  • Blog como ferramenta de suporte a clientes
  • Blog como ferramenta de gestão de informação e conhecimento ( interna à empresa)
  • Blog como plataforma para gerir um projecto específico
  • Blog como web marketing.

Erros a Evitar  na criação de um Blog

A não actualização de um site é mais perdoável do que a não actualização constante de um blog.

Um blog que não é actualizado frequentemente,  não atrai utilizadores, sejam eles internos à empresa sejam clientes e ou fornecedores.

Por isso, antes de avançar para a criação de um Blog, é necessário perceber se é uma mais valia para a empresa e se existe massa critica para a sua actualização.

Daí a necessidade de nomear um responsável pela gestão do Blog que esteja motivado e que tenha capacidade de criar e editar  conteúdos. Por outro lado, deve ser capaz  de criar um rede social (interna ou externa à empresa), que motive a participação de outros utilizadores.

Só assim, independentemente do objectivo do Blog na estratégia da empresa,  pode constituir uma mais valia para a empresa.

Tarefas relativas à criação de um Blog

A criação de um Blog, tem associado um conjunto de actividades:

  • Definição dos objectivos do Blog
  • Escolha da plataforma de Blog mais adequada
  • Escolha do template.
  • Criação do Blog
  • Formação dos utilizadores

Plataformas de Blog

O mercado oferece uma variedade grande de plataforma para criar Blogs,  no entanto achamos que as seguintes plataformas, são uma excelente opção:

  • Blogger
  • TypePad
  • WordPress
  • Movable Type
  • Expression Engine
  • LiveJournal

Preço do Serviço de Crição de um Blog

Preço:  €200,00 + IVA

O que o serviço não inclui

O serviço não inclui a criação, edição e colocação de conteúdos online, bem como o preço do alojamento, no caso de versões não gratuitas.